O que fazer para Comprar um Porquinho ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que fazer para Comprar um Porquinho ?

Mensagem  Admin em Sex Ago 05, 2011 11:26 pm

O que se deve lembrar ao querer ter um porquinho

Quando for comprar o seu porquinho-da-india, certifique-se de que ele está saudável e procure por sinais de doença tais como: diarreia, pêlo eriçado e opaco, piolhos, zonas sem pêlo e olhos lacrimejantes. Não compre um animal se desconfiar que esteja doente. Enquanto que quando se escolhe um cachorro, escolhemos normalmente aquele que é mais meigo e que vem logo ter connosco, com os porquinhos deve ser exactamente oposto. O porquinho bebé mais saudável é exactamente aquele que mais rapidamente foge, mostrando um sistema nervoso activo e atento e uma boa forma física. Depois pegue no porquinho e passe com um dedo pelo seu pêlo, no sentido contrário ao crescimento, verificando se encontra alguma caspa ou zonas sem pêlo que poderão indicar parasitas ou fungos. Certifique-se em seguida se não existem dentes partidos ou soltos, que o nariz está seco, os olhos brilhantes e que os seus movimentos são vigorosos. Tenha também a certeza de que o porquinho é mesmo do sexo que deseja adquirir e que, no caso de uma fêmea, ela não se encontra grávida (o local onde vai ter os machos separados das fêmeas é muito importante). O mais seguro é ir buscar um animal directamente a um criador de confiança.
Procure também por animais jovens, já que são mais facilmente habituados aos donos e não têm já talvez alguns medos antigos.

É muito importante lembrar que os porquinhos-da-india são animais extremamente sociáveis e vão-se sentir tristes e deprimidos se forem criados sozinhos numa gaiola. O ideal é que se tenha pelo menos dois do mesmo sexo, assim um fará companhia ao outro. Duas fêmeas é o ideal, já que raramente entram em conflito e convivem bem juntas, embora existam hierarquias na mesma que são muito divertidas de observar quando as compreender melhor. Dois machos juntos torna-se mais dificil, ou são irmãos que sempre viveram juntos, ou então escolha dois bebés, ou um macho adulto com um bebé, e mesmo assim observe-os muito bem porque os machos são territorialistas e podem lutar a sério, mesmo até à morte. Se juntar um macho adulto com um macho bebé, providencie ao porquinho bebé um esconderijo no qual apenas ele consiga entrar, porque o macho adulto vai tentar acasalar com o bebé e este precisa de um espaço para se esconder. Um casal não é muito aconselhável, principalmente a quem não tem ainda experiência com estes animais, veja na secção reprodução porquê.

Deve-se intervir quando está para se dar um ataque entre porquinhos, normalmente eles levantam a cabeça no ar e mostram os dentes ao adversário, começam a bater os dentes e a chegarem-se para trás para arranjarem espaço para o ataque. É neste momento que deve atirar uma toalha para cima deles ou de um deles e tirá-lo da gaiola, separá-los antes de um ataque. Não intervenha antes, normalmente um deles ou ambos páram antes de avançar para este nível, é um normal decidir de hierarquias que tem de ser estabelecido entre eles. Se alguma vez chegar mesmo a haver briga, separe-os e nunca mais os junte, porque vai-se repetir novamente e o resultado pode ser bem pior!

O local onde vai colocar a gaiola do porquinho deve ser arejado, mas sem correntes de ar, sem humidade e sem incidência directa do sol, que podem ser factores fatais.

Os Porquinhos-da-india são muito sensiveis ao calor e ao frio, morrem quando a temperatura atinge os -2ºC e o calor pode provocar ataques cardíacos fatais. No tempo de muito calor, é aconselhável colocar uma ventoinha fraquinha e soprar por cima da gaiola (não sobre a gaiola), colocar uma garrafa de água congelada bem enrolada numa toalha dentro da gaiola, para se poderem encostar. No tempo de frio, devem ter uma casinha onde possam aninhar juntinhos e pode mesmo comprar ou fazer uma mantinha para eles se deitarem quentinhos.

No Inverno não os coloque junto a aquecedores ou lareiras, pois podem morrer de ataque cardíaco devido ao calor excessivo. Em temperaturas muito baixas, é preciso ter em consideração, em caso de os colocar ao ar livre, de estes estarem protegidos do vento e da chuva e que tenham uma casinha por perto onde se possam aquecer.


O que vai precisar para o seu porquinho

Ao trazer o animal para casa, deve já ter pronto o seu alojamento. Forneça-lhe alimento e água e deixe o porquinho descansar e recuperar do stress da mudança. Os potes de comida e água devem ser de material pesado, como cerâmica, para que eles não os derrubem, e que possam ser amarrados nas grades da gaiola. Para a água também se pode usar aqueles bebedouros automáticos especiais para cobaias de laboratório, que mantém a agua mais limpa.

Autor :
Sandra Silva

Admin
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 03/08/2011

Ver perfil do usuário http://porquinhos.criarforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum