Fórum dos Porquinhos-da-índia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saúde e Higiene - o Que devo Fazer ?

Ir para baixo

Saúde e Higiene - o Que devo Fazer ? Empty Saúde e Higiene - o Que devo Fazer ?

Mensagem  Admin Sex Ago 05, 2011 11:32 pm

Saúde e Higiene - O que devo Fazer?

Monitorizar a Saúde do seu Porquinho-da-Índia

Observações Diárias

Estão os olhos do seu porquinho limpos? Ele mantém-se alerta? Reage a si e à comida como sempre reagiu? Sente alguma protuberância ou alto no porquinho? As fezes parecem uniformes? Estará o porquinho a beber normalmente? Está a andar normalmente? A cabeça inclinada pode significar uma infecção auditiva ou ácaros nas orelhas.

Exame Semanal de Saúde

Pese o seu porquinho-da-índia e registe o seu peso. Examine por completo o seu porquinho.

Observe os incisivos: Estão partidos ou descolorados? Estão as extremidades desgastadas? O seu porquinho baba-se?

Examine as patas: O porquinho tem esporas (alto caloso)? As esporas podem ser cuidadosamente cortadas usando um corta-unhas (evite cortar demasiado perto para evitar sangramento). Tem algum inchaço na palma dos pés? As unhas precisam de ser cortadas?

Observe o interior das orelhas: Vê restos de algo? Está a orelha irritada? Uma gota de óleo mineral pode ajudar a amolecer depósitos usuais de cera nos ouvidos. Limpe o interior da orelha com um pano suave.

Examine a pele: Procure protuberâncias ou altos, principalmente por baixo do queixo.

Examine os genitais: Está a área molhada ou inflamada? Se possui um macho, aprenda como inspeccionar o ânus e o saco perineal. Como o macho marca o território, pode ficar material da cama ou da forragem da gaiola alojado no saco. Os machos mais velhos podem necessitar de uma limpeza regular, no caso das fezes não saírem normalmente (veja em www.guinealynx.info sobre mais informações sobre retenção de fezes e sobre outras condições). Quando pegar num macho, coloque a sua mão por baixo da anca. Sentirá algo duro dentro da bolsa se o porquinho estiver a reter as fezes.

(retirado de "Cavy Health Record Book" - Guinealynx.com)

Dados Fisiológicos

Temperatura corporal: 38,3-40ºC (100-104ºF)
Batimento cardíaco: 230-320 pulsações por minuto
Frequência Respiratória: 90-150 movimentos por minuto
Volume Tidal (volume de ar a cada respiração): 2-5ml/kg
Volume de sangue (no corpo): 6% do seu peso corporal
Expectativa de vida: 4-5 anos, pode ir aos 8 anos
Temperatura ambiente óptima: 20-22ºC (aceitável:15-18ºC)
Humidade ambiente óptima: 45-65%
Consumo de alimentos (diário): 6g de alimentos (por 100g de peso corporal), dos quais 2-4g correspondem a alimentos secos – ração (ingerem 8% do seu peso corporal em ração)
Consumo de água (diário): 85ml (adulto) – aproximadamente 8ml por 100g de peso corporal

Maturidade Sexual (fêmeas): 4-6 semanas de idade
Maturidade Sexual (machos): 4-6 semanas de idade
Idade para iniciar criação (fêmeas): 4-5 meses, 500g de peso
Idade para iniciar criação (machos): 3-5 meses, 550g de peso
Período de cio: a cada 15-17 dias
Ovulação: espontânea – aproximadamente 10 horas depois de iniciar o período de cio
Gestação: 59-72 dias (depende do tamanho da ninhada)
Número de crias por ninhada: média de 3 (1 a 6) crias
Peso ao nascer: 75-100g
Duração de fertilidade (fêmeas): 4-5 anos
Duração de fertilidade (machos): 5 anos ou mais
Período de lactação: 3-4 semanas

Fonte: Richardson, V.C.G. - Diseases of Domestic Guinea

O que é normal? O que não é normal?

Fezes

As fezes devem ser uniformes e ovais, num tom de castanho médio a escuro. Fezes esverdeadas e com cheiro podem ser (caecal pellets) que os porquinhos-da-índia ingerem (necessários para uma boa nutrição).

Fezes maciças podem indicar retenção de fezes
Fezes mais pequenas e/ou em forma de lágrima podem indicar desidratação e/ou que o porquinho está a comer menos
Diarreia pode ser uma ameaça à vida do porquinho. Se as fezes forem apenas mais moles, parar de dar vegetais temporariamente pode ajudar. Procure um veterinário imediatamente em caso de diarreia severa, porque pode indicar uma séria infecção por parasitas ou bactérias.

Urina

A urina deve ser de cor clara ou um pouco escurecida. O que causa esse escurecimento são os compostos de cálcio. A urina normal não é de textura arenosa. Urina seca normal pode deixar um pó branco dos compostos de cálcio. Mas urina de textura arenosa pode indicar lixo na bexiga. Por vezes a urina pode mudar para um tom alaranjado quando fica depositada por algum tempo. Porquinhos-da-índia muito novos têm muitas vezes a urina com um tom alaranjado ou acastanhado. Uma urina com um cheiro demasiado activo pode ser um sinal de desidratação.

Sangue na urina não é normal e pode ter como causa uma infecção urinária, pedras na bexiga, ou (nas fêmeas) problemas reprodutivos como infecções no útero.

Perda de peso

Perda de peso é um sinal precoce de várias doenças. Para ajudar a monitorizar a saúde do seu animal, pese o mesmo todas as semanas. Utilize as páginas de registo de peso e tratamentos neste mesmo manual, um bloco de notas, ou um calendário, mas não se esqueça de registar o peso do seu porquinho regularmente. Apesar do peso flutuar ligeiramente durante o dia, uma perda de peso de 55 a 85g pode ser o despoletar de um problema. Se o seu porquinho perdeu 115g ou mais, procure um veterinário imediatamente.

Consumo de água

O consumo de água é diferente para cada porquinho-da-índia. Se o porquinho comer bastantes e diferentes vegetais (molhados e ainda húmidos), pode parecer que ele bebe muito pouca água. Se está preocupado com isso, procure sinais de desidratação. O consumo excessivo de água pode indicar diabetes ou um não funcionamento correcto dos rins. Outra razão poderá ser dores. Animais doentes (especialmente com problemas nos molares) podem não conseguir comer mas bebem água excessivamente. Certifique-se que o seu porquinho não está apenas a brincar com o bebedouro (ou que o bebedouro não está a verter água) se suspeitar que o seu animal está a beber água em demasia.


Olhos

Os olhos devem estar limpos e simétricos. Olhos com crostas são um sinal de infecção por bactérias. Trate de possíveis ferimentos nos olhos imediatamente para prevenir a perda de um olho. Olhos aguados podem significar desidratação. Alguns porquinhos-da-índia desenvolvem uma perturbação chamada “olhos de ervilha”, na qual a conjuntiva branca (membrana dos olhos) está visível. Procure tratamento se existem lágrimas, crostas ou vermelhão (inflamação). Nota: os porquinhos segregam usualmente um fluído leitoso e branco que serve para limpar o focinho.

(retirado de #Guinea Health Record Book" Guinealynx.com)

Medicação Perigosa

Todos os antibióticos afectam a flora intestinal do porquinho-da-índia. Alguns são mesmo tóxicos e podem causar uma diarreia mortal. Amoxicilina (amoxicillin; encontrada no Clavamox) é muitas vezes erradamente prescrita por veterinários inexperientes. Não permita que o seu veterinário prescreva Amoxicilina ou qualquer outro medicamente que tenha por base a Penicilina. Um veterinário experiente em porquinhos-da-índia não deve nunca prescrever um destes medicamentos e deve estar apto a providenciar uma lista mais completa de medicamentos tóxicos.

Medicamentos a evitar!

Esta lista inclui alguns dos mais mortais antibióticos. Evite estas substâncias, assim como os seus derivados. Estas substâncias podem causar uma diarreia fatal e irreversível, logo, não devem nunca ser usadas e só vão piorar o problema. Nunca auto-medique o seu porquinho, consulte SEMPRE um veterinário se verificar algum problema ou mesmo como manutenção, até para serem desparasitados e vistos regularmente.

Amoxicillin (amoxicilina)
Ampicillin
Bacitracin (bacitracina)
Cephalosporins
Cephalexin
Cefazolin
Chlortetracycline
Clindamycin
Dihydrostreptomycin
Streptomycin
Erythromycin
Lincomycin
Oxytetracycline
Penicillin (penicilina)
Cefadroxil

(retirado de "Guinea Health Record Book" Guinealynx.com)

Grooming

Há quem defenda que os porquinhos-da-índia devem tomar banho de 3 em 3 meses, mas um banho de 6 em 6 meses ou anual como manutenção pode ser suficiente.

Com os porquinhos de pêlo comprido, deve-se também pentear regularmente e cortar o pêlo pela altura do chão (se não for um porquinho de exposição) para que o pêlo não se suje tão facilmente e não embarasse.

Como dar banho

Dar banho aos porquinhos é uma óptima arma contra parasitas e fungos, mas tem de ser efectuado com muito cuidado, já que os porquinhos são propensos a doenças respiratórias e podem adoecer se não forem bem secos e apanharem uma corrente de ar. Há quem prefira inclusive não dar banho aos porquinhos, a não ser que seja mesmo necessário, mas vários sites credíveis estrangeiros e especialistas em porquinhos-da-índia aconselham o banho com alguma regularidade, inclusive com produtos próprios para a prevenção de doenças de pele e fungos.

Para dar banho a um porquinho, utilize uma banheira de bebés ou o lava-loiça da cozinha ou casa-de-banho. Mantenha a temperatura da sala constante, sem correntes de ar, nem muito frio. Encha com um pouco de água morna (não quente) até cobrir as patas do porquinho e com as mãos vá molhando todo o seu corpo. Não utilize o chuveiro nem encha com água enquanto o porquinho está lá dentro, isso origina muito stress no porquinho que vai associar o banho a uma situação má. Vá falando com ele, fazendo festinhas para que o banho seja agradável para o seu animal. Utilize um shampô próprio para roedores ou shampô para gatinhos bebés (sem insecticidas ou produtos agressivos) e massaje bem todo o corpo, não esquecendo a barriga e o focinho, mas sem molhar ou deixar entrar shampô nos olhos, boca e ouvidos. Depois enrole-o numa toalha e seque-o bem, só o coloque novamente na gaiola quando estiver bem seco. Há pessoas que utilizam o secador, eu prefiro secar os meus com uma toalha e depois mantê-los deitados e enroscados numa toalha seca (dentro de um alguidar por exemplo) enquanto secam totalmente.

Para pentear o seu porquinho de pêlo comprido, utilize uma escova macia (como as de bebés) e não escove junto à pele, pois esta é muito sensível e chega a ganhar feridas com a fricção.

Não se esqueça de proteger os testículos dos machos, quer no banho, quer no pentear, quer quando corta o pêlo!!! Coloque os seus dedos à volta dos mesmos, sem apertar, para que não os atinja com a escova, tesoura, e para que não batam em algum lado.

Sandra Silva

Admin
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 03/08/2011

https://porquinhos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos